saúde

Husm fecha UTI Neonatal após recém-nascido cair no chão ao nascer

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) anunciou, na tarde desta sexta-feira, o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a suspensão do atendimento às gestantes de baixo risco devido à superlotação do Centro Obstétrico. A medida se deu após um recém-nascido ter caído no chão e batido a cabeça ao nascer na noite da última quarta-feira.

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos reforça a importância dos transplantes

O fato teria ocorrido enquanto a gestante estava a caminho da sala de parto, no corredor. O Husm informou que já comunicou o fato à Superintendência do hospital e que foi aberta uma sindicância interna para apurar as circunstâncias em que o fato aconteceu.

O bebê está internado na UTI Neonatal do hospital, mas o estado de saúde dele não foi informado. De acordo com a nota oficial, divulgada no site do Husm, no momento, há 23 pacientes internadas no Centro Obstétrico, sendo que a unidade tem capacidade para 10 leitos. "Isso significa que as 13 pacientes excedentes estão acomodadas em macas e cadeiras", diz o comunicado, que ainda informa que a UTI Neonatal opera com seis leitos extras (a capacidade também é de 10 leitos), e que não receberá nenhuma criança até que a situação se estabilize.

Diante da superlotação, só serão atendidas gestantes de alto risco e referenciadas. O Husm solicitou, ainda, uma visita técnica do Conselho Regional de Medicina para avaliar a situação, "pois vem atendendo além da capacidade viável para segurança do paciente e da equipe". 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidade de saúde abre neste sábado na Região Leste de Santa Maria Anterior

Unidade de saúde abre neste sábado na Região Leste de Santa Maria

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos reforça a importância dos transplantes Próximo

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos reforça a importância dos transplantes

Saúde